Quando a resposta não vem

Eu não pretendo de forma alguma que este seja um post tipo "auto ajuda" ou depressivo, mas gostaria de compartilhar neste blog situações e sentimentos reais vindo de pessoas reais. Graças a Deus a maioria das coisas que tenho para falar são felizes, mas de vez em quando é preciso olhar para o lado mais sério da vida. Mais sério sim, mas não menos bonito.  Também não acho que sou expert no assunto mas gostaria de dar a minha opnião.

Eu tenho uma amiga que vem lidando com um certo problema há algum tempo, e ontem ela confidenciou a mim um sentimento que vem machucando o seu coração. O que mais a angustiava era a espera por uma solução que parecia não vir nunca. Emocionada ela me disse que já tinha rezado de todas as formas que sabia, que já tinha pedido a Deus a solução que queria, aliás várias "opções" de soluções que em sua visão seriam boas, mas nada havia mudado. Parecia que Deus tinha se esquecido dela.

É claro que na mesma hora eu me identifiquei com a sua situação, afinal quem nunca passou por isso? Eu mesma estou passando por uma situação semelhante neste momento. Quem nunca, quando deparado com um problema, pediu a Deus uma resposta imediata? quem nunca teve a mais absoluta certeza do que era melhor para si mesmo e rezou por aquilo, e mesmo assim não conseguiu no final? Com certeza eu me lembro de momentos assim. Então, o que dizer quando um amigo está passando por isso? o que dizer quando você mesma não consegue entender? como fazer alguém que está sofrendo voltar a sentir o amor incondicional de Deus?

Eu acho que existem dois momentos onde nossa fé pode ser abalada: quando vai tudo muito bem, e quando vai tudo muito mal. Quando o mundo é um mar de rosas a gente corre o risco de esquecer que precisa de Deus. E quando estamos no fundo do poço, muitas vezes ficamos tristes com Ele e nos perguntamos como Ele pode estar "nos deixando passar por isso." Nestas horas nossa memória costuma ser curta e esquecemos de todas as vezes que a nossa fé nos salvou.

Eu disse antes que lembrava de momentos difíceis, mas eu também me lembro das vezes em que Deus me ajudou sem que eu percebesse. Com mais maturidade agora, eu penso em algumas coisas que pedi a Deus e agradeço por ele não as ter me concedido.  Antes de mim, Ele viu o que era melhor. Ao invés de um pai que adula seus filhos dando tudo o que eles pedem na hora que eles pedem, ele fez o que um pai responsável faria e me disse não. Me deixou chorar por que sabia que a longo prazo o que eu queria ia me prejudicar. E eu imagino que isso doa tanto nele quanto doi em mim. A verdade é que às vezes o que nós mais queremos vai demorar um tempo a acontecer, ou talvez nunca aconteça. Temos que aceitar que nós simplesmente não sabemos de tudo, mas isso machuca a gente. Nos sentimos injustiçados!

Acontece que Deus não disse que nada de ruim aconteceria aos seus filhos, e sim que estaria conosco quando essas coisas acontecessem. E fala sério, isso não é muito mais bonito? posso dizer com a maior sinceridade que sou grata por todas as coisas lindas que Deus me proporciona diariamente, pelas alegrias das coisas simples, pelos sonhos realizados, pelas aventuras e por tantas bençãos. Mas sou igualmente, ou ainda mais grata pelos perigos de que me livrou, pela solução que me mostrou no tempo d'Ele, e principalmente por me ajudar a usar os momentos de aflição para fortalecer a minha fé. Por me ensinar que apesar da minha dor ser real, e ter que ser sentida, ela com certeza não é em vão.

Esta é a hora de chegar ainda mais perto d'Ele, de ser humilde e pedir ajuda. Pedir quantas vezes for necessário, e confiar. Deixar em suas mãos.

Às vezes quando eu me sinto triste demais, cansada demais e/ou sem esperança demais, eu costumo fazer uma coisa que sempre me anima. Eu fecho os olhos, lembro de todas as vezes no passado que um problema me angustiou tanto que eu quis poder fechar os olhos e só abrir quando ele se resolvesse. E então eu abro os olhos e vejo que esses problemas antigos não estão mais lá. E um novo sentimento  surge: Gratidão! Pelo amor e lealdade de Deus. E eu me lembro que esta situação presente também vai passar. Um dia eu vou fechar os olhos, vou abrir, e ela será só mais uma lembrança.

Então, acho que o que eu gostaria de dizer à minha amiga é: Tenha fé! Independente das circunstâncias em que nos encontramos, existem coisas que em momento algum poderá ser tirada de nós. Nós sempre vamos poder rezar, sempre vamos poder ter esperança e se olharmos pra trás e reconhecermos tudo o que já foi feito por nós até agora, teremos certeza de que nada é em vão. Ele nos ama, e já deu provas o bastante disso. Então, sofra sim, sinta sua dor. Mas sofra junto com Deus. Quando a resposta demorar, pergunte denovo, e desta vez tente ouvir e não simplemente responder a sua própria pergunta. E se mesmo assim ela não vier, espere. Enquanto você espera ame, dê graças, e confie.

P.s: (E por favor me lembre das minhas próprias palavras quando eu estiver no seu lugar).

--------------------------
Créditos da foto: Beatriz Figueiredo

Share this:

JOIN CONVERSATION

8 comments :

  1. E tem como não se sentir tocado com um post desse?
    Impossível, porque de certa forma, a maneira que vc escreve, me leva a sentir na pele da personagem...sinto q encaro as mesmas circunstancias.
    Realmente acredito que temos que trabalhar firme em zelar pela nossa fé, pois é ela que nos dá motivação nos momentos de dor, e gratidão nos momentos felizes.
    Obrigada por compartilhar mais um texto inspirador!
    You rock!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fé é mesmo muito delicada e preciosa sis. Sinto que enquanto tiver fé vai ter esperança. Amo escrever sobre esses assuntos. Mas meus posts seriam MUITO sem graça sem seus clicks pra enfeitar meu blog. Thanksss. Love you.

      Excluir
  2. Vc realmente tem o dom da palavra, Kevinha. Um presente lindo que Deus te deu, e vc o usa lindamente, inspirando e iluminando o dia de quem lê seus textos. Sou sua fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joice, eu fico tão feliz quando alguém diz que gosta dos meus textos, porque é uma coisa que eu realmente amo fazer e faz parte de mim. Às vezes tem tanta coisa na minha cabeça que a unica forma que encontro de organizar e entender tudo é escrevendo. Ainda bem que as palavras costumam ser minhas amigas. Saudade de você. Beijão.

      Excluir
  3. Que lindo Kevin, me ví várias vezes neste Post, e com certeza me lembrei de vários momentos eu que Deus me livrou de um mal que eu pensei que fosse um bem. E o quanto minha vida teria sido diferente se tais coisas tivessem acontecido. Hj olho e agradeço, pq a cada dia tenho mais certeza de que Ele me ama e faz tudo por amor, obrigada por me lembrar do amor incondicional d'Ele por nós. Que Deus continue te inspirando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Paloma. As vezes nós queremos decidir tudo mas seria tão mais fácil se deixássemos Ele no controle. É um exercicio diário colocar nossas vidas nas mãos de Deus. Beijos

      Excluir
    2. Ah, o medo... este danadinho me pregou uma peça hoje novamente! E eu que pensava que havia aprendido a dominá-lo... e será que a gente aprende mesmo, tem uma data certa a parar de ter medo das coisas ou o aprendizado é pra toda a vida? Nuss, tantas indagações! Pela manhã recebi um convite para assumir o plantão de uma grande empresa, durante 02 semanas, cobrindo férias de um terceiro. Confesso, fiquei muito lisonjeado com tal convite, mas logo disse não! Aliás, eu disse que para o momento eu não me sentia preparado. Os que me cercam logo disseram o contrário quando contei, que eu seria sim capaz, ainda mais que haveria treinamento para tal. Na verdade, o trabalho em si não é "um bicho de sete cabeças".... na verdade é (seria) uma oportunidade única. Mas "ele" se sobressaiu, foi mais forte! Após a negativa, logo vieram outras indagações: "Fiz certo? Como seria?" E o estrago já estava feito! Isso porque voltar atrás, para uns, não soa como uma coisa boa. O mais engraçado é que a mesma situação já me ocorrera antes, a única diferença é que era pra ser assistente de gerente de um hotel onde eu trabalhava... eu cheguei a treinar por 15 dias, mas desisti! E é sempre assim: grandes decisões me paralisam, de uma tal maneira, que a única coisa que faço, minutos depois ou no dia seguinte, é chorar. Eu tenho buscado um grande momento, aliás, eu espero este "grande momento" há um bom tempo! Chega com uma facilidade pra uns, mas pra mim... aff! Eu sempre busco um comparativo e por estar sempre buscando este comparativo, acabo não fazendo nada pra mim também! Para se ter ideia: eu não sabia nada, mas nada mesmo de Inglês... agora consigo conversar com muitas pessoas de fora! Para a minha professora já sou fluente, mesmo que não consiga entender tudo, pois para ela a fluência tem significado completamente diferente... já pra mim ainda não basta. Este é só um dos pontos! Meu Deus, bastou isso acontecer hoje, um convite, apenas um convite, pra toda a minha insegurança voltar! Resolvi escrever pra você porque achei a sua parte do blog "E quando a resposta não vem" muita boa! É como se você tivesse escrito pra mim! Rsrs...

      Agradeço a atenção.

      Excluir
    3. Leandro, primeiramente obrigada por lembrar do post e voltar para escrever aqui. Fico muito Feliz!
      Essa questão do medo é dificil demais. Eu também sofro com ela! às vezes o medo é bom porque impede que a gente faça coisas que não deveriamos. Mas as vezes atrapalha também ne? o medo do desconhecido é o que mais me afeta. Às vezes deixo de fazer algo que poderia ser bom porque não conheco, logo não sei se estou preparada, se vai ser melhor ou pior, e falta a coragem pra arriscar. Eu acho que pra enfrentar algo totalmente desconhecido precisamos estar preparados para abrir mão de estar no controle. Isso parece difícil mas na verdade pode ser muito libertador, quando eu me lembro que não estou no controle de tudo, que graças a Deus a minha a minha vida não depende SÓ de mim, isso tira um peso das minhas costas. Por isso eu acho que é importante entregar certas coisas pra Deus e deixar ele responsável por elas. Eu tambem confio muito no nosso "sexto sentido" as vezes nós sentimos quando as coisas não vão ser boas pra gente, mesmo os outros achando o contrário. Isso também é a voz de Deus nos guiando. Eu sei que você não pediu conselho mas aqui vai um que funciona para mim: Faz a sua parte, se prepara pro seu objetivo, faz tudo o que puder, seja o melhor Leandro que você puder ser. Assim seu coração fica tranquilo para deixar a parte de Deus com Ele. Não se preocupa com a parte de Deus. Confia. "Deus não demora Ele capricha"!

      PS; Uma passagem que eu gosto (Em inglês porque a gente pode =D):
      “Do not be anxious about anything, but in everything, by prayer and petition, with thanksgiving, present your requests to God. And the peace of God, which transcends all understanding, will guard your hearts and your minds in Christ Jesus” (Philippians 4:6-7).

      Excluir

Seria muito bom saber o que você achou deste post. Deixe seu comentário!
Ah, eu gosto de responder os comentários sempre que possível, então não esqueça de voltar. ;)