Livro - A Missa: Parte por Parte

Fui a uma festa de aniversário um dia desses, durante esta festa, conversa vai conversa vem, saiu o assunto de religião, e uma pessoa dirigindo-se a minha mãe e eu disse que durante a missa ele não rezava e perguntou se por acaso nós rezávamos. Minha mãe respondeu: “sim, eu rezo. A missa inteira é uma oração.” Mas segundo ele não tinha condição de uma pessoa rezar com toda aquela “coreografia”, que a missa não dava espaço pra oração, que ele não entendia o sentido da missa e por isso não ia mais.

No carro de volta pra casa eu só pensava: eu sei o que é a missa. Mas será que eu entendo tudo, cada coisinha que eu faço, ouço e vejo durante a missa? Será que eu estou tirando o máximo proveito dela?
Isso aconteceu no dia anterior à minha viagem para embarque. Chegando em casa, fui direto à minha estante, tirei um livro que eu tinha já há alguns meses e estava enrolando pra ler, e o coloquei na mala.


Está aí um livro que todo católico deveria ler. É uma excelente ferramenta pra entender melhor a tradição, os gestos, os costumes, o mistério e a beleza contidos na missa. Eu indico muito e pra tirar maior proveito da leitura eu recomendo fazer uma oração toda vez que for iniciar a leitura pedindo a Deus pra abrir seu coração e sua mente para ouvir e entender aquilo que o agrada, e afastar os pensamentos maus.

O Livro foi escrito em forma de 41 capítulos bem breves (normalmente 3 páginas) e no final de cada um vem perguntas para ajudar no aprendizado. Depois do início da leitura vi que o autor (Padre Luiz Cechinato) queria que cada capítulo fosse lido em conjunto em diferentes encontros. Apesar de eu ter lido sozinha e vários capítulos de cada vez, eu acho uma boa ideia aprender em comunidade e poder trocar diferentes pontos de vista e experiências durante a leitura.

Na página 126 está escrito um dos, senão O texto mais bonito que já li. Pensei em escrevê-lo aqui, mas acho que só vi tanta beleza nele porque, tendo lido o resto do livro, estava com o coração e o entendimento prontos pra ver a beleza. Portanto achei que não deveria ser tirado do contexto do livro para que vocês possam ter a mesma experiencia que eu tive quando ler. Só posso dizer que senti vontade de chorar, quis um dia poder escrever algo tão bonito assim e li mais três vezes seguidas, completamente apaixonada pelas as palavras.

Enfim, achei um ótimo livro de introdução, só senti a necessidade de procurar algo que se aprofunde um pouco mais em alguns temas para complementar a  leitura. Entrou fácil pra lista dos livros preferidos/necessários pra vida. Com certeza vai enriquecer a minha experiência com a missa e com a eucaristia.
A minha conclusão de tudo isso, desde as palavras do homem na festa até o término desta leitura foi uma só:
Realmente, só se ama aquilo que conhece!

Um abraço,

Kevin Mariana

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comments :

  1. Com essa sua história percebemos que certas abordagens, apenar de nos intrigar, nos incentivam a buscar mais o conhecimento daquilo que acreditamos.
    Obrigada por expor este livro. Quero ler!
    xoxo

    ResponderExcluir

Seria muito bom saber o que você achou deste post. Deixe seu comentário!
Ah, eu gosto de responder os comentários sempre que possível, então não esqueça de voltar. ;)