Livros


O meu amor pelos livros começou e foi crescendo desde quando eu me lembro deles. Eu não sei exatamente o momento em que eles se tornaram uma paixão pra mim. Aconteceu de forma natural e foi até bem devagar. Apesar de sempre ter gostado, eu só comecei a ler com frequência  mesmo, quando já tinha uns 18 anos. Mas olhando pra trás, eu me lembro de coisas que sem que eu pecebesse na época, acabaram formando o meu gosto pela leitura.

Desde muito pequena minha mãe contava historinhas, os clássicos contos de fadas e tantas outras que ela inventada de cabeça. Ela até escreveu alguns livrinhos, neles às vezes ela aproveitava para tratar de coisas que estavam acontecendo comigo e meus irmãos, e nos ensinava como lidar com nossas emoções e outras coisas através destas histórias. Eu gostava tanto de ouvir ela contar e fazia tanta pergunta sobre a história e os personagens que as vezes minha mãe dormia antes de mim. Eu sempre a acordava e insistia pra ela terminar de contar. E ela sempre terminava (obrigada Mãe).

Quando eu tinha uns 8 ou 9 anos minha mãe começou uma assinatura da revista Época, e ela optou por um pacote que vinha com duas revistinhas da turma da Mônica. Eu fiquei viciada desde a primeira entrega. Eu esperava o carteiro na porta de casa pra receber as revistas e lia tudo de uma vez só no momento em que elas chegavam. Depois passava o resto da semana repetindo a leitura daquelas ou das anteriores.

O primeiro livro que eu me lembro de ter lido e Amado foi Uma Professora Muito Maluquinha (do Ziraldo). Na roça da minha madrinha, tinha esse livro e toda vez que eu ia lá eu me aconchegava na rede com ele, e achava tão divertido e interessante que nunca enjoei dele, nem depois que decorei a historia toda.

Uma vez, eu encontrei por acaso na biblioteca O Menino Maluquinho (mais uma vez, Ziraldo)  e peguei emprestado, lembro ter ido lendo do caminho da escola até em casa sem conseguir despregar os olhos e de reler antes de devolver.

Como eu cresci em uma cidade muito pequena, eu nem sabia que existia livrarias. Biblioteca, só tinha a da escola e a grande maioria dos livros eram aqueles que os professores nos obrigam a ler, e que eu não achava exatamente atraentes na época. Tiveram alguns livros: Nó na garganta (da Mirna Pinsky), Açucar amargo (Luiz Puntel) e outros da coleção vagalume que eu gostei bastante. Mas não eram muitos. Então no fundo eu sempre soube que gostava de ler mas não tinha muito acesso. E nem me dava conta de que existia tanta coisa boa pra se ler ou que as pessoas liam sem ser porque o professor mandou, eu simplesmente não pensava nisso.

Então, com 14 anos fui pros Estados Unidos. Primeiro eu nem pensava em procurar um livro pra ler porque eu não sabia falar inglês ainda. Mesmo quando fui aprendendo o idioma não sabia que conseguiria ler um livro normal em inglês. Acho que isso aconteceu porque na escola estávamos lendo clássicos como Hamlet (Shakespeare), a Tale of two Cities(Charles Dickens), The Scarlet Letter (Nathaniel Hawthorne) etc. Como a linguagem destes livros é dificil e na época me exigia esforço pra conseguir entender, não me interessei muito por pegar outros, pois essas leituras acabavam me dando mais trabalho que prazer. Demorou uns dois anos até eu descobrir que na biblioteca da cidade tinha uma pequena área com livros em português, aí eu passei a ler um pouco mais, mas eu trabalhava e estudava em tempo integral então nao tinha muito tempo. E por incrível que pareça eu só peguei um livro (que não fosse clássico) em inglês pra ler depois que voltei pro Brasil e a minha prima Paloma me emprestou a série Seasons of the Heart (Janette Oke). Eu me apaixonei por esta serie e logo em seguida comprei/ganhei os primeiros livros da minha coleção. 12 livros desta mesma autora, que li em 3 meses.

Desde então nunca mais parei de ler. Eu estou sempre lendo pelo menos um livro e sempre tenho um livro na bolsa. Amo falar sobre os livros que li, os que não li, os que quero comprar. Amo organiza-los na estante, o cheiro deles e amo chegar em casa e descobrir que o livro que comprei pela internet chegou enquanto estive fora. Cada pacote é uma emoção. Rsrs.

Eu tentei resumir a história como pude mas não tive muito sucesso. Se você leu até aqui, Parabéns! Sua paciencia é de Jó.

Em um próximo post, eu falo mais sobre meus hábitos de leitura, preferências, etc.

Até a próxima;
Kevin Mariana

Share this:

JOIN CONVERSATION

4 comments :

  1. Acho lindo esse amor pelos livros...Eles acabaram se tornando alguns de seus melhores amigos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza sis, Amigos pra todas as horas, pra dar conselho, pra distrair pra enriquecer a gente. E ainda por cima são tão lindos. Fico muito feliz de ter descoberto essa paixão.

      Excluir
  2. E foi assim que tudo começou entre nós... Nossa amizade se fez pelos livro não foi? Seus olhos brilham e contagiam qualquer pessoa, não sou tão leitora como você, mas amo livro tanto quanto. ão as melhores companhia que podemos ter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jamile, Eu estou sempre bem quando estou com um livro. E amo falar sobre eles e fazer indicações pros amigos. Eu realmente me perco e me encontro neles. E melhor parte é como eles me levam a fazer amizade com pessoas legais assim como vc. A leitura só me traz coisa boa. Amo!

      Excluir

Seria muito bom saber o que você achou deste post. Deixe seu comentário!
Ah, eu gosto de responder os comentários sempre que possível, então não esqueça de voltar. ;)