What's in my Chest? O que guardo aqui dentro.

Eu escrevi este texto primeiro em inglês. Quando resolvi publica-lo aqui e fui traduzir, percebi, como sempre, que o que se diz numa língua não se pode dizer com a mesma exatidão em outra. Por exemplo: a palavra "chest" em inglês pode significar tanto peito como armário/baú. Então isto acabou se perdendo na tradução. Como não fiquei totalmente satisfeita resolvi postar as duas versões para quem fala inglês e principalmente para mim mesma.

O que guardo aqui dentro

Aqui dentro eu carrego preocupações e sonhos. Como no armário de madeira no meu quarto, se eu abrir a porta todo tipo de coisa sai lá de dentro.  Ansiedade e esperança, sonhos promessas e um propósito.  a culpa vem devagar, mas sempre vem. Por um tempo eu decidi não abri-lo mais, assim eu não seria mais incomodada. Mas agora eu estou com os braços cheios de possibilidades e dúvidas e eu preciso coloca-las em algum lugar. Então, não dá mais pra fingir que o armário não está lá. Hoje é um daqueles dias raros em que eu decido colocar um ponto final nesta situação. Arrumar a bagunça, jogar fora o que não já não é usado há muito tempo e só está aqui para ocupar espaço. Porque? Porque eu preciso finalmente encontrar as coisas que eu procuro. Eu tenho procurado por elas em todo tipo de lugar, mas na verdade eu sei que elas estão aqui dentro, escondidas no meio desta confusão que eu mesma criei.

A primeira coisa que eu pego é o medo. Eu sei que ele está velho e que as cores dele não combinam com mais nada que eu tenho. Eu deveria me desfazer dele. Mas ele está aqui há tanto tempo, a esse ponto é como se ele já fizesse parte do armário. Eu não consigo... então eu o dobro e coloco de volta. Eu faço um lembrete de arranjar coragem assim que possível e colocar bem ao seu lado. Dizem  que melhora bastante se você combinar estes dois.

Depois eu encontro meus sonhos. Eu os coleciono, sabe? Eles parecem livros e vem em tantas cores, formas e tamanhos diferentes. Eles me encantam tanto que eu não conseguiria parar de junta-los mesmo que tentasse. Fico surpresa ao perceber que alguns deles ainda estão lá. Pensei que eles já tinham se perdido há muito tempo. É bom vê-los novamente.  Eu tenho que relê-los assim que possível. Vou os organizar e coloca-los naquela prateleira especial, para que no futuro eu possa olhá-los com mais frequência.

Agora sim, uma coisa que eu posso jogar fora! Eu sempre penso em me livrar disso mas ainda está aqui. Isso me incomoda a noite e consegue tirar o meu sono toda vez que eu ouço o seu som. Como aquele maldito relógio insistindo em me lembrar que o tempo está passando e que eu nunca vou tê-lo de volta.  O nome disso é preocupação. Tantas. Preocupações. Inúteis.  Eu vou jogar tudo fora e substituir por fé.

Já tem fé no meu armário mas sempre há lugar para mais. Eu gosto da fé porque é como um projeto caseiro  daqueles "faça você mesmo". Quanto mais tempo você dedica a ela, mais bonita e forte ela se torna. Às vezes quando eu estou muito cansada, ou quando eu não sei mais o que fazer, eu desejo que ela pudesse ser comprada em loja. Mas acontece que não pode. A minha está toda empoeirada, mas quando eu passo a mão por cima dá pra ver que ela ainda brilha. Eu sei que se eu me empenhar eu posso transforma-la em arte. Tão bonita de se ver, sentir, ter.

Eu continuo mexendo e encontro muitas outras coisas. Eu pego uma caixa e a rotulo "guardar com cuidado". Dentro dela eu coloco família, amor, esperança e prioridades. Em outra caixa com a etiqueta "descartar" eu coloco: a ansiedade, as inseguranças e a pressa.

Eu ainda não terminei totalmente. Ainda tem muito progresso a ser feito. Mas por enquanto eu estou feliz com o que alcancei.

Muitas coisas vieram e foram, Mas só UMA permaneceu o tempo todo. Deus. Ele é a própria madeira. Não é preciso ter medo de perde-lo, pois o  armário em si é feito dele. E como todas as coisas que ele faz o armário permanece; belo e promissor.

What's in my Chest?

My chest carries worries and dreams. Like the wooden chest in my bedroom, if I open its door all sorts of things come tumbling down. Anxiety and hope, dreams, promises and a purpose. Guilt comes shy but every time. For a while I decided not to open it anymore, that way I couldn't be bothered by it. But now I've got my arms full of possibilities and doubts and I need to put them somewhere. So pretending the chest is not there just doesn't do anymore. Today is one of those rare days when I decide to put a stop to it, to clear the clutter, throw out what hasn't been of use in a long time and is only there to fill space. Why? because i need to finally find the things I'm missing. I've been looking for them in all sort of places but in the end I know that they are somewhere in here, hidden in the midst of this mess I've made myself.

The first thing I pull out is fear, I know It's old and that the colors it bears don´t really go with anything else I own. I  should just let go of it. But its been here for so long, its a part of the chest by now.  I cant...  So I fold it and put it back. I make a mental note to get me some courage as soon as i can and put right by its side, I hear it doesn't look half as bad if you put those two together.

Next I find my dreams. I collect them, you know? They look like books and come in so many different colors, shapes and sizes. They delight me so much that I can't stop getting them  even if I try. I'm surprised when I realize that some of them are still there. I thought they had been lost a long time ago. Its good to see it again, I must reread some when I get a chance. I'll put them in order and give them that special shelf, so that in the future I can see them more often.

Now here is something i can throw out! I keep making a point to get rid of it but it's still here. It disturbs me at night and succeeds in robbing my sleep every time I listen to it, like that freaking clock that keeps ticking and reminding me that time is passing and that I will never get it back. Its called worries. So. Many. Useless. Worries. I will throw it out and replace it with faith!

There is already faith in my chest but there is always place for more. I like faith because its a homemade "Do it your self" project. The more time you put in to it the more beautiful and strong it gets. Sometimes when i get really tired, when I don't´t seem to know what to do anymore,  I wish it could be store bought, but it turns out it can't. Mine is all dusty, but when I brush it with my hand I can see that it still shines underneath. I know if I put my mind to it I can turn it into art. So beautiful to look, to feel, to have.

I keep digging and I find many more things. I get a box and label it Cherish and in there I put family, love, hope and priorities. In the discard box I leave: anxiety, insecurities and hastiness.

I´m not quite finished with it, there is still a lot of progress to be made. But for now i'm happy with it.

So much came and went. However, in the end there is ONE thing that has been there all along: God. He is the wood it self, there is no need to worry about loosing Him, for He is what makes the chest in the first place. And like every thing that he makes, the chest stands beautiful and promising.

Share this:

JOIN CONVERSATION

14 comments :

  1. É incrível como suas palavras lhe descrevem tão bem... Parece que elas estão vestidas com alguns de seus vestidos.

    Fé, amor, família, sonhos, DEUS... Está tudo presente em você, no seu sorriso é até mesmo em seu silêncio.

    Deve ser porque sua alma é transparente, com um brilho especial ou pode ser somente a sua essência, que é única e tem cheiro de infância...

    Tenho muito que aprender com você, tenho que aprender a ser mulher com o coração de uma criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sabrina, fico até comovida. Que bom receber seu carinho e motivação. Você também é super especial! Beijão

      Excluir
  2. Vc faz arte com as palavras…
    E que conjunto marvilhoso delas vc reuniu aqui.

    Como é especial mergulhar no seu baú e sentir vontade de organizar o meu próprio, tirar a poeira e jogar fora o que é inútil...
    Vc me fez refletir que na verdade todos nós temos um baú, mas poucos arrumamos coragem e tempo para abrir o nosso como vc o fez.

    Vc é fonte de inspiração...Uma mistura perfeita da delicadeza de uma flor e da determinação de uma jovem guerreira.
    Eu só fico imaginando que o mundo deveria ter mais algumas centenas de pessoas incríveis como vc!

    Quero mais e mais desse blog que já chegou recheado de aventuras doces e comoventes!
    Vc é linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sis, A verdade é que a gente enrola, enrola, mas uma hora é preciso por ordem na casa. Obrigada pelo companheirismo de sempre, e por incentivar tudo o que eu faço. Conto com você sempre aqui no blog também. Beijos

      Excluir
  3. Kevin!!! amei o teu blog =)
    Vou ler todos os teus textos :) e qdo fores escritora vou comprar todos os teus livros ;)
    Beijinhos de todos nós e carry on, a "menina das botas e dos cabelos escuros" vai longe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriagada Marilia, fico muito feliz por você ter gostado, e pelo apoio. Saudades de todos. Beijos

      Excluir
  4. Kevinha, fico muito lindo seu texto, acho que o maior talento de um escritor e conseguir entra na cabeça dos seus leitores e você fez justamente isso na minha, fiquei me perguntando o que levo comigo e o que fica no meu bau e acho que comigo levo o amor, a esperanca, a fé, uma gotinha de saudade e muitas coisas mais mas dentro de meu bau eu deixo muitas outras como as duvidas, o rancor, algumas memorias (muitas escondi tao bem que desapareceram) e em um terço do meu bau (se não for 3/4) acho que guardo a saudade. A saudade eu deixo bem guardadinha e tiro dali so de vez enquando, acho que na verdade e a unica forma de seguir em frente na vida é não se deixar vencer poe esta que e um sentimento tao lindo mas tao doloroso, delicado mais forte. Também percebi que tenho um relacionamento de "amor e odio" com a esperançá. ESPERANÇA palavra linda que move montanhas e facilita o dia a dia, confesso que levo ela comigo sempre mas as vezes me pergunto se Deus deveria ter dado tanta esperança para uma pessoa so... ao mesmo tempo que amo ter esperança me encontro questionando se e realmente algo essencial.. se eu nao tivese essa dita talvez nao quebraria tanto a cara lol mas sempre que a cara da gente bate de frente com o muro (chapiscado com pedrinhas) a gente se gruda na esperança de novo... vai que da próxima vez o muro ta chapiscado com pedrinhas de diamante :) também comigo levo a gratidão a Deus de saber que somos todo muito abençoado e nunca estamos so. hahaha Kevinha aqui foi um tiquinho de que estava na minha mente mas come vc sabe ela e meio doida e as vezes o que fez sentido pra mim nao da pra entender. Ultimamente tenho me peguntado o que esta por vir... eu to tao feliz, acho que mais que nunca (mesmo com a saudade la no bau) que as vezes fico me perguntado quando vai ser o tombo mas no mesmo segundo me agarro na certesa de que o futuro sera lindo e que coisas ainda melhores estao por vir. Te amo obrigado por ficar sempre aqui no meu coracao ja que no meu bau vc reserva um lugar especial no cantinho da saudade eu acho melhor levar voces comigo sempre juntinho com esperanca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatah , que bom saber do que você guarda. Sei que cada um de nós tem um baú que levamos muitas das mesmas coisas. o que muda mesmo é a quantidade de cada coisa e o espaço que permitimos que elas ocupem. Esta danada da Saudade é uma coisa que todos nós, que um dia ousamos sair do nosso cantinho e conhecer outros lugares, ter outras aventuras, vamos ter que lidar pra sempre. é como um brinde indesejado que já veio com o baú. Então como você disse, talvez seja melhor deixa-la guardada mesmo, e deixa-la perto de coisas doces como as recordações, amizade e esperança. Te amo também Samantha. Espero que algumas de minhas futuras aventuras aconteçam aí na Flórida, pra gente poder pegar pelo menos um tiquinho da saudade e substituir por bastante alegria. Um Beijão no coração.

      Excluir
  5. Kevin, parabéns pelo seu Blog, continue assim que seras uma grande escritora.

    ResponderExcluir
  6. QUE LINDO KEVINHA! BEIJOS

    Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eliane; às vezes vem a inspiração. Beijos pra você tbm.

      Excluir
  7. As vezes que parei pra visitar seu blog eu me apaixono cada dia mais pelos os seus texto. Este texto mesmo era tudo o que eu precisava ler. Parecia que você estava escrevendo sobre mim. Senti um alívio tão grande despois que li, na verdade eu já sabia, mas Deus de alguma maneira me direcionou até aqui pra eu entender que não vale a pena me preocupar com tantas coisinhas sendo que eu posso fortalecer minha fé e vencer tudo.
    Você é incrível, parabéns mesmo.
    Amo tudo aqui e que Deus ilumine cada dia mais você e te capacite cada vez mais e mais. Sucesso linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergia, Fiquei muito feliz com seu comentário. Na verdade eu escrevo porque preciso, as coisas ficam bem mais claras pra mim no papel que na cabeça. Mas é muito bom quando o que eu escrevo pra me ajudar a lidar com certas situações ajuda a outras pessoas também. A recompensa é em dobro! Espero que você continue gostando e visitando o blog. Você é sempre bem vinda aqui.

      Excluir

Seria muito bom saber o que você achou deste post. Deixe seu comentário!
Ah, eu gosto de responder os comentários sempre que possível, então não esqueça de voltar. ;)