Aparecida - Rodrigo Alvarez

Aparecida - Rodrigo Alvarez

Este livro é uma biografia da Santa padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.  A leitura é fácil, os capítulos são curtos (do jeito que eu gosto). O livro é muito rico em informações, principalmente históricas.

Rodrigo Alvarez conta como a imagem foi encontrada, como começou a devoção do povo, a importância geográfica do lugar em que era mantida,  o atentado que a reduziu mais de 200 pedaços em 1978, a sua reconstrução, a dificuldade em que foram construídas as duas basílicas, o empenho dos padres redentoristas, a história comovente da princesa Isabel com a Nossa Senhora, a visita dos três últimos papas ao santuário, além de muitas outras coisas. O livro tem muita informação interessante não só para nós Católicos mas pra todo mundo pois a história de Nossa Senhora Aparecida se mistura com a do Brasil de tal forma que seria impossível separá-las. Eu me senti numa aula de história,

No meio do livro foram acrescentadas fotos de  momentos, lugares e pessoas relevantes, o que tornou tudo muito mais real e próximo. Quando uma pessoa importante era citada no livro eu ia logo ver se tinha foto, porque sabendo que essas pessoas são reais e entendendo a participação que cada uma teve foi impossível não ter curiosidade em saber como elas eram.

O livro não segue a ordem cronológica. O autor o separou em partes de acordo com um tema, avançando e regredindo no tempo conforme ele achou necessário. Apesar de às vezes eu ter tido que parar e pensar: "espera, isso foi antes ou depois daquilo?" Isso não me incomodou e nem gerou confusão.

O livro é contado com descontração e as vezes humor, mas eu confesso que isso sim me incomodou um pouco. Em alguns momentos eu não sabia se o autor estava sendo sarcástico, desrespeitoso ou simplesmente ingênuo (o que eu duvido muito)

Apesar de ser cheio de história, eu senti falta dos milagres serem contados mais a fundo, e também acho que o livro poderia ser mais esclarecedor sobre alguns pontos da fé católica que são de extrema importância pro entendimento do tema. Eu digo isso por que na minha opinião já existem mal entendidos suficientes em relação à nossa fé e ao que os outros pensam que é a nossa fé. Mas tem sim uma pequena parte onde ele toca no assunto e esta foi bem escrita:
"Quando perguntados, padres católicos explicam que as esculturas são apenas representações daquilo que vem de Deus e não devem ser adoradas. 'Tentamos mostrar aos fiéis que a devoção nunca deve ser dirigida à imagem achada no Paraíba, e sim ao que ela representa, a Virgem Maria', disse na época do atentado o superior dos Padres Redentoristas José Carlos de Oliveira."
Antes de ler eu não cheguei a conversar com ninguém sobre este livro, e também não pesquisei nada a respeito. Por isso, minhas expectativas pra ele eram diferentes. Ao iniciar a leitura eu imaginei que seria um livro mais cheio de unção e mais Católico mesmo, e não é. Mas não quero dizer que isso seja um defeito, só foi inesperado. A minha fé e admiração com certeza aumentaram através desta leitura, mas foi de forma diferente e por motivos diferentes do que eu esperava. O que não é nem um pouco ruim. É muito bom quando um livro nos surpreende assim. Eu entendo que o foco e o objetivo do autor estavam mais direcionados a nos apresentar os fatos desta história do que a fortalecer a nossa fé (para isso tem outros livros que eu pretendo ler em breve). 

No geral eu gostei muito da leitura deste livro e com certeza vou ler de novo mais pra frente quando os detalhes começarem a desaparecer da minha memória.

Aparecida - Rodrigo Alvarez

Se você tiver se interessado pelo livro ele pode ser encontrado em várias livrarias. Clique aqui para ver onde está mais barato.

Abraço;
Kevin Mariana

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comments :

Postar um comentário

Seria muito bom saber o que você achou deste post. Deixe seu comentário!
Ah, eu gosto de responder os comentários sempre que possível, então não esqueça de voltar. ;)