Mãe



Ela me disse que antes da gente nascer, lá do céu a gente escolhe nossa família. E Deus dá um jeitinho de encaixar a gente nela. E eu acreditei.

Quando moravámos na Bahia e as meninas usavam shortinhos e blusas curtas por causa do calor, eu disse a ela que queria um vestido igual ao das princesas, ela mesma fez um e saía na rua segurando a mão de uma menina vestindo longo com um laço na cabeça, que todo mundo devia achar muito estranha. Mas ela não.

Quando eu tive medo da chuva ela me disse que tinha festa no céu, Deus precisava lavar a casa dele, e que os anjos empurravam os móveis pra lavar o piso bem direitinho. Por isso fazia barulho. Que os relâmpagos são grandes flashs que capturam a imagem da gente, e Deus guarda nossas fotografias com Ele porque nos ama.

 Ela me dizia que eu era corajosa porque eu não chorava no dentista nem pra tirar sangue. Mesmo às vezes tendo que dormir segurando a minha mão porque eu tinha medo de pesadelos,

Ela entrava no mar comigo. Me levava nas costas enquanto eu gritava “Mais fundo! Mais fundo!” depois me ensinou a nadar, e morreu de medo de eu continuar indo mais fundo. E então, me assistia mergulhar na piscina e contava pra todo mundo que "a Kevin tinha um fôlego danado, e já conseguia atravessar a piscina do clube inteira numa só respiração".

Quando pequena  ela me ajudava com os teatros e as maquetes da escola e fazia fantasia de bailarina pro carnaval. E quando eu já era adolescente ela largou tudo em casa e saiu do jeito que estava, até descalço, e foi na escola me defender  porque soube que a professora tinha sido injusta.

Ela usava métodos contrários dos outros pais. Ao invés de eu ter que conquistar sua confiança ela sempre me disse que confiava em mim, e a confiança dela era tão preciosa que eu nunca quis perder.

E eu  a admirava tanto que me achava a pessoa mais sortuda do mundo quando diziam sermos parecidas.

Ela outro dia me disse que sentia muito por não ter podido nos levar numa loja de brinquedos e nos deixar escolher o que a gente quisesse, como um dia pometeu fazer. Boba! Mal sabe ela  que já nos deu muito mais que isso, nos deu as lembranças mais preciosas que temos, amor incondicional, e deu a sí mesma por nós.

Ela me ensinou a jogar queimada, peteca e belisco, a fazer panelinhas de barro, bordar, andar de bicicleta e a amar o próximo. Me ensinou que fração é na verdade um pedaço de pizza e que “M” só vem antes de “P” e “B”. Foi ela também quem me ensinou a amar as aventuras, a sonhar, a ser criativa e a ser “eu”. 

E as suas lições não acabam nunca, todo dia me ensina uma coisa nova, e mesmo quando ela não sabe eu estou aprendendo, porque todo dia ela é humilde e gentil, todo dia ela sorri. Todo dia ela me mostra que as maiores coisas do mundo cabem dentro da gente.


Share this:

JOIN CONVERSATION

5 comments :

  1. É piquena ta fazendo a mamae chorar né?
    Eu sim sou uma pessoa de muita sorte porque Papai do céu estava mesmo muito inspirado quando fez voces para me darem de presente...sourealmente muito feliz por ter voces, os melhores filhos do mundo...amo voces...

    ResponderExcluir
  2. Manda o próximo balde pra colher as lágrimas aí, por favor...o primeiro eu já enchi!
    Até solucei de tanto chorar, pq essa emoção é muito linda!
    Lindas palavras...somos mesmo muito sortudas.
    Vc disse tudo: a mamãe sempre se doou por completo pra nos cuidar, pra construir nosso caráter e pra mostrar que a alegria está nas pequenas coisas do dia-a-dia.
    Uma mãe batalhadora, mas também brincalhona...
    Defensora, mas sempre justa...
    Amável, mas que sempre soube corrigir.
    Uma mãe ponderada, sincera, carinhosa, dedicada. Uma mãe doadora de sonhos, de conquistas e alegrias!
    Uma mãe que o mundo sonha em ter para se tornar melhor!

    ResponderExcluir
  3. Ah Kevin...você é muito especial!
    Saudades

    ResponderExcluir
  4. Lindo Kevin, a gente sabe o quanto nossa família é abençoada, mas ler vc falando da tia Teca desta forma nis mostra que de fato fazemis prate de um povo especial! Fiquei muito inspirada! Que Deus continue te abençoando e te inspirando para qye vc nos inspire cada dia mais!

    ResponderExcluir

Seria muito bom saber o que você achou deste post. Deixe seu comentário!
Ah, eu gosto de responder os comentários sempre que possível, então não esqueça de voltar. ;)